IMSA traz a emoção de volta aos domingos na FRS

A segunda semana de competições da temporada 2 da FRS teve início com uma nova categoria, a IMSA e seu formato multiclasse, com LMP2 e GT3 em uma corrida única com uma hora de duração. O evento marcou também o retorno das competições às noites de domingo, algo que não acontecia desde a temporada 4 de 2024, com a Super Fórmula Lights ocupando o espaço.
Delgado fica com a vitória na LMP2
A pole position nesta classe ficou com André Nassuti, que seguiu na ponta após a largada, com a companhia de Pedro Delgado, seu companheiro de equipe na Kings by TK, em segundo lugar. O terceiro lugar era de Azevedo Filho, mas ainda nas voltas iniciais perdeu várias posições após um toque com Gustavo Gomes na disputa pelo terceiro lugar.
Até a parada nos boxes, a dupla comandou a prova, com Gustavo Borges se aproximando aos poucos. Quando restavam cerca de 24 minutos para o fim da corrida, Nassutti e Gomes foram aos pits, com Delgado tomando o mesmo rumo na volta seguinte.
E a parada nos boxes trouxe Delgado para o primeiro lugar, com Nassutti em segundo e Gomes ainda em terceiro mas com um ritmo melhor depois da visita ao pit. Os últimos dez minutos de corrida foram bem agitados, Nassutti voltou ao primeiro lugar e logo na sequência Delgado passou reto na freada da curva 3 permitindo a Gomes assumir o segundo posto. A briga pela liderança estava intensa, com Gomes assumindo brevemente a liderança, mas ficando preso atrás de um carro da GT3 permitindo a Nassutti a chance de retomar a ponta. Mas Gomes saiu de trás do retardatário com o adversário ainda ao seu lado, acertando Nassuti que perdeu muito tempo com o toque.
Com a confusão, Delgado voltou a liderança, mas com Gomes atacando e conseguindo a ultrapassagem na volta final, recebendo a bandeirada quadriculada primeiro. Mas após a prova, Gomes foi punido pelos acidentes com Azevedo Filho e com Nassutti, caindo para o sétimo lugar. Pedro Delgado ficou então com a vitória, com Valdo Raya, numa prova sólida, terminando em 2º lugar e Valdo Cruz em terceiro.
Ávila vence em festa da HUB na GT3
A categoria GT3 foi a mais volumosa nesta etapa de abertura, com 23 carros no grid (contra 10 da LMP2), com Raphael Lippi na pole position. Mas assim que a corrida teve início, os pilotos notaram que a etapa inaugural seria marcada pela administração do combustível para a realização de apenas uma parada nos boxes.
Lippi e Wesley Ávilla duelaram pela liderança da categoria ao longo de toda a uma hora de corrida, com direito a troca de posições. Mas com a parada nos boxes ocorrendo segundos antes da metade da etapa, quem melhor administrasse o combustível no segundo stint levaria vantagem. E foi o que aconteceu. Sem combustível para ir até o fim, Lippi perdeu a ponta para Ávilla e foi aos boxes na abertura da última volta, perdendo várias posições.
Dessa forma, Ávilla teve uma volta final tranquila para vencer pela categoria GT3, com Raphael Bastos completando em segundo lugar e Gelson Xavier em terceiro, completando o pódio somente de pilotos da Hub Racing.
A próxima etapa da IMSA será no dia 13 de abril, no circuito de rua de Long Beach.
IMSA
LMP2
1) Pedro Delgado
2) Valdo Raya
3) Vladimir Cruz
Campeonato
1) Pedro Delgado, 120 pontos;
2) Valdo Raya, 117;
3) Vladimir Cruz, 114;
4) André Nassutti, 112;
5) Azevedo Filho, 108;
GT3
1) Weslley Ávila
2) Raphael Bastos
3) Gelson Xavier
Campeonato
1) Weslley Ávila, 96 pontos
2) Raphael Bastos; 90;
3) Gelson Xavier, 87;
4) Higo Oliveira, 84;
5) Matheus Santos, 81;